Economia

Aeroporto Zumbi dos Palmares é entregue após ampla revitalização

A grupo Aena Brasil inaugurou nesta quinta-feira (13) a ampliação e reforma do aeroporto internacional Zumbi dos Palmares. O aeroporto, que é administrado pela empresa espanhola desde 2020, ganhou uma série de melhorias em locais como estacionamento, pista de pouso e áreas de inspeção de mercadorias. Houve ainda aumento no número de lojas, de balcões de check-in (são 21 agora) e do estacionamento de aeronaves.

O aeroporto também tem novas salas de embarque remoto e em breve ganhará uma sala VIP e uma loja de produtos importados no setor internacional. Os convidados para o coquetel de inauguração tiveram a oportunidade de conhecer as novas áreas em um tour guiado por representantes da empresa.

As mudanças aumentaram a capacidade operacional do aeroporto em 70%, e o número de passageiros deve passar de quatro milhões por ano. A reforma na pista e a aquisição de equipamentos permitiram ainda que o Zumbi dos Palmaras fosse elevado à categoria 4E, podendo receber aeronaves de grande porte, fundamentais para o turismo internacional.

Estavam presentes ao evento, realizado no setor de voos internacionais, o presidente mundial do grupo, o espanhol Maurici Lucena; o presidente da Aena no Brasil, Santiago Yus; e o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério dos Portos e Aeroportos, Juliano Noman, entre outras autoridades. O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, representou o governador Paulo Dantas. Também estavam presentes as secretárias Bárbara Braga (Turismo), Kátia Born ( Assistência e Desenvolvimento Social e o secretário Arthur Albuquerque (Trabalho).

Segundo Vitor Pereira, o investimento feito pelo grupo espanhol reforça a confiança na gestão do governador Paulo Dantas. “Nós temos investido em duplicação de rodovias, em segurança pública, em um outro aeroporto em Maragogi, e todos esses investimentos são necessários para que a gente possa atender melhor ao nosso turista”, afirmou. “Com isso, o turista tem infraestrutura, tranquilidade para andar por Alagoas e deixar obviamente uma renda que dinamiza a nossa economia”.

Vitor ressaltou ainda que, ao conectar o investimento público ao privado, o Estado melhora os índices de desenvolvimento humano e indicadores sociais. “Esse é um principio que o governador Paulo Dantas tem adotado. O desenvolvimento econômico com desenvolvimento social”.

Crescimento

Já a secretária Bárbara Braga anunciou que Alagoas terá 40 vôos fretados a partir de outubro deste ano até o final da alta estação, em 2024, o que significa um aumento de 133% em relação ao período anterior, e as melhorias no aeroporto Zumbi dos Palmares irão contribuir para que o estado receba melhor os turistas. “O setor turístico foi um dos mais afetados durante a pandemia, que ocorreu logo depois da concessão do aeroporto, mas a Aena manteve os investimentos, e só assim poderemos receber melhor os nossos turistas”, disse.

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares foi inaugurado pelo então governador Ronaldo Lessa e pelo presidente Lula em 16 de setembro 2005. As operações passaram para as mãos da Aena após leilão realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Aena é a maior empresa do mundo no setor. Opera 48 aeroportos na Espanha e mais 34 em vários países. Seis deles estão no Nordeste brasileiro. Só no Zumbi dos Palmares são cerca de mil trabalhadores, nas mais diversas áreas.

Segundo Maurici Lucena, esta quinta-feira marca uma nova etapa na história do aeroporto. “Agora poderemos receber com mais conforto e ainda mais segurança nossos visitantes. Isso é fruto de muito esforço que começou na Espanha e se concretizou aqui em Alagoas”, afirmou.

*Com Agência Alagoas


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Economia

Pix entra em 2023 com novas regras; confira as mudanças

  • 3 de janeiro de 2023
Sistema de transferências instantâneas em vigor desde novembro de 2020, o Pix entra em 2023 com novas regras. A partir
Economia

Procon Maceió divulga pesquisa de material escolar para o ano letivo de 2023

  • 4 de janeiro de 2023
Durante o mês de dezembro, o Procon Maceió realizou o acompanhamento dos preços de materiais escolares em seis estabelecimentos espalhados