Geral

STJ mantém prisão de jornalista Maria Aparecida; defesa vai recorrer ao STF

O ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a prisão da jornalista Maria Aparecida de Oliveira. A decisão foi proferida no último dia 4 e tornada pública nesta sexta-feira, 11.

A Corte não aceitou o pedido de Habeas Corpus (HC) impetrado pelos advogados da jornalista, que buscavam a revogação da prisão. O STJ determinou que o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) avalie o mérito do HC antes de qualquer nova análise.

A jornalista Maria Aparecida foi detida em 22 de julho, sob a acusação de cometer injúria, calúnia e difamação contra a juíza Emanuela Porangaba, da 1ª Vara Cível da Capital.

Por meio de nota, os advogados de Maria Aparecida expressaram seu entendimento sobre a decisão do STJ, destacando que o tribunal considerou a prisão não teratológica, ou seja, não absurdamente irregular.

Os advogados afirmaram também que buscarão a liberdade da jornalista junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), reforçando a compreensão das dificuldades que cercam o caso. Confira a nota na íntegra:

A decisão do STJ não conheceu o HC por entender, diferentemente da Sub Procuradora da República, que não era uma prisão manifestamente ilegal (caso teratológico). Por isso, ela (decisão) exige que antes o TJ/AL decida sobre o mérito do HC lá interposto para futuramente poder julgar, sob pena de supressão de instância. Compreendemos a dificuldade do caso por tudo que o cerca. Enquanto defesa, iremos continuar tentando restaurar a liberdade da jornalista idosa. Dessa vez, junto ao STF.z


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Geral

Avenida Walter Ananias, no Jaraguá ficará interditada a partir desta quarta (04)

  • 3 de janeiro de 2023
A partir desta quarta-feira (04) às 8h, a Avenida Walter Ananias, no Jaraguá, será interditada de forma emergencial para as
Geral

Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores estão com o título cancelado

  • 4 de janeiro de 2023
Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas e