Confirmado em Arapiraca primeiro caso de Sarampo em Alagoas.

Após voltar de uma viagem de Salvador, na Bahia, um homem que mora na cidade de Arapiraca foi diagnosticado com sarampo em Alagoas, sendo o primeiro caso notificado no estado. O registro foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau).

Conforme as informações apresentadas, o homem, que teve nome preservado, havia viajado  para Salvador e retornou com os sintomas da doença. A Sesau emitiu uma nota técnica para todos os órgãos de saúde, mas por enquanto a vacinação para o público em geral não foi cogitada.

Alagoas passou 19 anos sem ter uma notificação da doença. Na semana passada, o  Ministério da Saúde soltou um comunicado alertando pais, mães e responsáveis que vão viajar com seus filhos de seis meses a menores de um ano de idade para 39 cidades dos estados de São Paulo, Pará ou Rio de Janeiro, onde há surto ativo do sarampo, para que vacinem seus filhos. 

Em nota encaminhada à imprensa, a secretaria garantiu que todas as medidas de bloqueio já foram adotadas pela Sesau, em parceria com a Secretaria de Saúde de Arapiraca e que, as demais Secretarias Municipais de Saúde foram comunicadas para que intensifiquem a vigilância em seus territórios.

O órgão frisou ainda que não há motivo para pânico e que, no caso das pessoas que nunca tenham tomado a vacina, se faz necessário adotar esse procedimento, bastando se dirigir ao posto de vacinação do município de origem.