Cosems discute situação de pacientes com glaucoma na Defensoria Pública

A secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Sylvana Medeiros, representou a Diretoria da entidade nessa terça-feira (27) em reunião com o defensor público estadual, Daniel Alcoforado Costa; além de representantes de gestores das Secretarias de Maceió, Arapiraca e União dos Palmares; e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A reunião tratou da proposta da Defensoria Pública de que o Estado e os municípios garantissem a continuidade do tratamento dos pacientes até as reavaliações, arcando cada ente com 50% dos custos. Na ocasião, a Sesau informou que o Estado não tem condições de assumir, neste momento, o custeio do percentual em questão para o tratamento e diagnóstico do glaucoma.

A Sesau solicitou prazo para a elaboração de um projeto para dimensionar os custos de reavaliação e tratamento dos pacientes. As secretárias de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes, e de União dos Palmares Geany Vergeth também afirmaram que as pastas não possuem condições de arcarem sozinhas com os custos dos tratamentos dos pacientes cadastrados nas respectivas regiões de Saúde, sendo necessária a contrapartida do Estado de Alagoas.

O diretor de Regulação, Controle e Avaliação da SMS de Maceió, Deraldo Lima, disse que a pasta vai assumir a responsabilidade com recursos próprios de custeio para o tratamento dos pacientes de Maceió. Com relação aos municípios referenciados – os executores (Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Santana do Ipanema e Penedo) – deverão manter o atendimento na proporção do atual repasse do Ministério da Saúde.

A secretária executiva do Cosems, Sylvana Medeiros disse que – por meio da equipe técnica da entidade – vai solicitar aos municípios agilidade no processo de recadastramento dos pacientes e discutir estratégias junto ao Estado para dar celeridade na realização da reavaliação clínica deles.

A reunião contou ainda com a presença da apoiadora técnica do Cosems, Mirna Vaz, além de dirigentes da Sesau: o secretário adjunto Paulo Bezerra; o superintendente de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria, Ricardo Lucas Rodrigues; o superintendente de Atenção à Saúde José Medeiros; e assessora técnica da Gerência de Ações Estratégicas da Sesau, Monique Cardoso.

 

Ascom Cosems

SEM COMENTÁRIO