Mirante do Jacintinho é revitalizado com trabalho de reeducandos

O Programa Ronda no Bairro (PRB) tem beneficiado a população de Maceió com as ações de patrulhamento e intervenções culturais. A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) entra como parceira dessa iniciativa do Governo do Estado disponibilizando seus serviços. Nesta semana, reeducandos do projeto “Uma Nova História” iniciaram a limpeza e manutenção do Mirante do Jacintinho.

Os conveniados trabalham na retirada de lixo, pintura, recuperação de pisos, de brinquedos, dos bancos da praça e da quadra de esporte. A previsão é que a obra seja concluída em 30 dias. A chefe de Reintegração Social da Seris, agente penitenciária Shirley Araújo, fala sobre a oportunidade de trabalhar na Ronda nos Bairros.

“A recepção dos moradores do Jacintinho tem sido maravilhosa, todos gostam bastante dos trabalhos e, sem dúvida, o bairro ganhará nova vida com os serviços executados. É desta forma que quebramos barreiras e fazemos a ressocialização. O reeducando inicia uma nova fase de sua vida e comunidade tem seu espaço revitalizado”, afirma.

Uma nova história

Iniciado em 2015, o projeto tem beneficiado inúmeras instituições. Só no ano passado, 41 entidades foram contempladas, sendo 21 municípios, 12 órgãos públicos, quatro instituições sem fins lucrativos e quatro grotas.

Qualquer órgão pode solicitar o serviço da equipe do Projeto Uma Nova História, mediante ofício endereçado ao secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, no endereço Rua 10 de novembro, 256 – Farol, Maceió/AL.

Ronda no Bairro

O Ronda no Bairro é um programa de Governo formado pela parceria das Secretarias de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Prevenção à Violência (Seprev); da Segurança Pública (SSP) e da Assistência Social (Seades). Sua atuação se baseia na segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

Ao todo, 60 policiais militares da reserva e da ativa atuam na área comercial do Jacintinho, nos dois turnos de serviço: das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30, de segunda a sábado; e aos domingos de 6h30 às 14h30. As rondas acontecem a pé, de moto e de bicicleta.

Por Agência Alagoas

SEM COMENTÁRIO