PPS realiza convenção, lança Régis para Federal e firma apoio a Renan Filho

O PPS está realizando, nesta sexta-feira (3), no bairro de Fernão Velho, em Maceió, a convenção do partido para confirmar na eleição proporcional o nome de 16 candidatos a deputado estadual e um a federal, além da coligação da legenda com o chamado “Círculo Democrático”, que envolve ainda PRTB e a Democracia Cristã (DC). Para a disputa majoritária, a legenda confirma apoio às candidaturas à reeleição do governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros, ambos do MDB.

De acordo com o presidente estadual do PPS, Régis Cavalcante, o grupo pode contar também com a participação do PTB do deputado estadual Antônio Albuquerque, decisão que deve ser confirmada apenas neste domingo, 5, último dia determinado pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias.

Único candidato popular socialista a deputado federal, Régis Cavalcante ressalta a importância de se coligar a outras legendas como forma de garantir a eleição nas urnas.

“Dos 513 deputados federais na Câmara, apenas duas dezenas chega com o próprio voto. Nós temos que fazer aliança, para superar o quociente eleitoral”, justifica.

Entre os nomes de destaque do partido, Cavalcante cita a capitã da Polícia Militar Noemi Firmo e do deputado estadual Marcos Barbosa, que concorre à reeleição.

No meio político, a estimativa é de que para eleger um deputado federal, o quociente eleitoral deve superar mais de cem mil votos, motivo pelo qual os dirigentes partidários reforçam a importância de se coligarem.

Atualmente, o PPS conta com nove deputados federais e um senador, representação que Régis Cavalcante acredita que vai ser ampliada, o que faz com que a legenda supere a cláusula de barreira, que exige que, para continuar existindo com acesso a fundo partidário e eleitoral, além de propaganda no rádio e na TV, as legendas devem contar com, no mínimo, 6 representantes no Congresso Nacional ou obter nas urnas no minimo 1,5% de votos em todo o Brasil, além de representações na maioria dos estados. “Já estamos presentes nos 27 estados”, destaca Cavalcante.

Dezenas de militantes e simpatizantes participam da convenção do PPS, que acontece no Sítio Paraíso, na Vila Goiabeira, pertencente ao presidente estadual do PPS. Régis Cavalcante é professor da Ufal desde 1984.

O evento conta com a participação do deputado estadual Antônio Albuquerque e do filho dele, Nivaldo Albuquerque, suplente de deputado federal no exercício do mandato. Ele assumiu a vaga com o licenciamento do deputado Maurício Quintella, do PR, que está em pré-campanha ao Senado.

Fonte:gazetaweb