Ronda no Bairro se instala no Centro de Maceió

O Governo de Alagoas lançou, na manhã desta sexta-feira (6), o Ronda no Bairro no Centro de Maceió. O programa inovador de Segurança Pública, já executado de forma bem sucedida nas áreas comerciais do Jacintinho e da Orla, agora desembarca numa das áreas mais movimentadas da capital alagoana.

“Num dia como hoje a gente percebe a necessidade de mais segurança para o Centro: muita gente trafega por aqui diariamente e a região precisava bastante de mais presença policial. O Ronda no Bairro vem hoje para isso: aproximar o trabalho da polícia dos lojistas, dos trabalhadores, dos que atuam no comércio informal, enfim, para garantir mais segurança a todos, ampliando decisivamente a quantidade de policiais no Comércio, do momento que abre até o seu fechamento”, disse o governador Renan Filho.

Ao lado dos secretários de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, e de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, o governador lançou o Ronda no Bairro no Centro da cidade. A solenidade reuniu comerciários, lojistas e clientes, que deram uma pausa nas compras para prestigiar o evento. “O Ronda no Bairro traz mais segurança e a gente se sente bem mais tranquila. O policiamento aqui deixava a desejar, até porque a gente fecha um pouco mais tarde e ficava praticamente sem ninguém para nos proteger”, confessou a vendedora Dayana Santos da Costa, que trabalha há três anos numa loja instalada no Comércio de Maceió.

Os 60 agentes de proximidade voluntários e designados para atuar no novo território do Programa estão divididos em 10 patrulhas, das 6h30 às 22h30, nas modalidades a pé, de moto, bicicleta e de carro. Eles têm por missão cobrir a área de maior fluxo comercial, as principais avenidas, ruas, praças e mirantes da região. Realizarão, ainda, rondas em horários de pico nos pontos de transporte coletivo, dando suporte também às pessoas que desenvolvem atividades rotineiras no perímetro, como trabalhadores e alunos de instituições de ensino.

O presidente da Aliança Comercial, Guido Júnior, recordou que a instalação do Ronda no Bairro no Centro da cidade foi uma solicitação da instituição. “O Programa nos atende até acima da expectativa, porque de imediato a gente achou que seria só o Centro atendido, mas, no momento da apresentação, ficamos sabendo que o Ronda no Bairro vai atender também a área do entorno, da parte baixa do Farol, onde ficam as faculdades”, disse Guido Júnior.

“Como o Comércio fecha antes do Ronda no Bairro parar, a gente vai deslocá-lo para outras áreas como, por exemplo, todo o entorno da Praça do Centenário e toda aquela área que tem movimentação noturna: faculdades, cursinhos e escolas estaduais, que terão a segurança fortalecida”, explicou o governador.