Saúde

Saúde determina flexibilização de medidas sanitárias para a Covid-19

Com a redução no número de casos e mortes pelo coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) determinou, nesta quinta-feira (2), a flexibilização de algumas medidas sanitárias adotadas durante o ápice da pandemia da Covid-19. Para adotar a nova medida foram levadas em consideração as análises epidemiológicas elaboradas pelo Grupo Técnico Científico (GTC), que monitora, semanalmente, a situação da doença em Alagoas.

O GTC concluiu que a consequente desmobilização progressiva de leitos exclusivos para a doença, além de outros indicativos, demonstrou um controle afirmativo sobre a transmissão do coronavírus. Além disso, as últimas quatro semanas epidemiológicas projetaram uma tendência que aponta para a estabilização da Covid-19 e a diminuição da circulação do vírus em Alagoas, deixando claro que novas medidas poderão ser adotadas a qualquer momento, em caos de mudanças no cenário epidemiológico estadual e nacional.

“Após as análises, ficou determinada também a flexibilização das visitas aos pacientes internados em todas as unidades de saúde da Sesau, voltando à situação anterior à restrição, devido ao bem-estar e a humanização do atendimento na saúde pública. Foi recomendado, também, que a rede hospitalar privada proceda da mesma forma”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

Uso Facultativo

O uso de máscara, agora, tornou-se facultativo em transportes coletivos, públicos ou privados, assim como táxis e similares por aplicativos, excetuando-se aqueles por ordem de instância distinta, a exemplo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que neste momento exige o uso da máscara para os passageiros de voos.

Sendo assim, em espaços fechados e semiabertos recomenda-se o uso de máscaras para as pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19, em especial para os maiores de 60 anos, gestantes, imunossuprimidos e pessoas com múltiplas comorbidades.

Já em qualquer ambiente voltado aos cuidados com a saúde dos indivíduos, como unidades, consultórios, estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes) foi reiterada a necessidade do uso de máscaras.

Medidas de Prevenção

Ainda na Nota Técnica emitida pela Sesau há a recomendação para que a população mantenha a higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel a 70%. “É também imprescindível que o ciclo vacinal seja concluído, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, especificamente com relação à vacina bivalente para os maiores de 65 anos, gestantes, imunossuprimidos e pessoas com múltiplas comorbidades, quando for disponibilizada”, recomendou o chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas, infectologista Renne Oliveira.

Fonte: Ascom Sesau


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Saúde

Veja os horários de funcionamento das Unidades do Hemoal no dia do Réveillon

  • 30 de dezembro de 2022
Que tal encerrar este ano praticando um gesto nobre que pode salvar até quatro vidas? Basta comparecer a uma das
Saúde

Anvisa aprova injeção para tratamento da obesidade

  • 4 de janeiro de 2023
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de mais um medicamento injetável de uso semanal para reduzir