Política

Resposta aos ataques mostra maturidade da democracia, diz Arthur Lira

Discursando na abertura dos trabalhos legislativos nesta quinta-feira (2), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, avaliou que os ataques às sedes dos Poderes em 8 de janeiro salientaram a missão do Parlamento de dialogar com a população e contribuir para a pacificação nacional. Para ele, depois de ter passado por uma de suas maiores provas, a democracia brasileira mostrou sua maturidade.

— O fato de estarmos aqui reunidos neste Plenário, menos de um mês após os ataques, num ambiente de plena normalidade democrática, mostra a força de nossas instituições. As agressões covardes à democracia explicitaram o fato de que o Poder Legislativo não se confunde com o prédio em que ele funciona — observou.

Lira afirmou que manterá sua disposição de dialogar e colaborar com o Executivo e o Judiciário, mas sempre na defesa da autonomia e da independência do Legislativo. Em suas palavras, o espírito de colaboração do Parlamento foi demonstrado na aprovação da PEC da Transição, que garantiu os valores dos benefícios sociais, e na rápida adoção de medidas que evitaram o agravamento da miséria no país na pandemia de covid-19.

O presidente da Câmara espera dos novos congressistas a capacidade de enfrentar os grandes desafios nacionais para corresponder à confiança depositada pelo povo brasileiro. Lira apontou a reforma tributária como questão prioritária para a busca de justiça social:

— O Brasil há muito clama por uma solução definitiva para esse desafio. Essa questão pontual se insere, é claro, no contexto da busca por uma sintonia fina entre os objetivos econômicos e as prioridades sociais, que são muitas. Integrar essas duas linhas de trabalho é imprescindível.

Fonte: Agência Senado


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Política

Linhas 072 e 601 receberão novas viagens aos domingos e feriados​

  • 30 de dezembro de 2022
Linhas 072 e 601 receberão novas viagens aos domingos e feriados A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reforça
Política

Lula anuncia Renan Filho como ministro dos Transportes

  • 30 de dezembro de 2022
O presidente eleito, Luiz Inácio Lulada Silva (PT), anunciou que o senador eleito Renan Filho (MDB-AL) assumirá o Ministério dos