Saúde

Covid-19: Campanha de Imunização com Vacina Bivalente Pfizer começa nesta segunda (27)

O Governo de Alagoas inicia nesta segunda-feira (27) nos 102 municípios alagoanos a Campanha de Imunização contra a Covid-19 com a Vacina Bivalente Pfizer. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). As doses foram adquiridas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), e a aplicação ficará a cargo das Secretarias Municipais de Saúde, a quem caberá também disponibilizar os dados no Sistema Si-PNI Campanha.

O objetivo desta iniciativa é proteger a população contra a cepa original do novo coronavírus e as subvariantes da ômicron. Para ser vacinado com o imunizante Bivalente da Pfizer, é necessário ter concluído, há pelo menos quatro meses ou 120 dias, o esquema vacinal primário, que compreende duas doses do imunizante monovalente, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, já está comprovado que as vacinas contra a Covid-19 são eficazes e salvaram milhares de vidas em Alagoas. “Por esta razão, é necessário que as pessoas que já completaram o esquema vacinal primário e que fazem parte da população-alvo compareçam aos postos de vacinação dos seus municípios de residência e sejam vacinadas com o imunizante bivalente”, destacou o gestor da saúde estadual.

E assim como ocorreu na Campanha de Vacinação contra a Covid-19 com o Imunizante Monovalente, o Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), preconiza que sejam vacinados pelo menos 90% do público-alvo. Esta medida confere a chamada imunidade de rebanho, que é o método utilizado em todo o mundo para conter, por meio de vacinas, as doenças infectocontagiosas.

Público-alvo

Para a execução da primeira fase da Campanha de Imunização contra a Covid-19 com a Vacina Bivalente Pfizer, Alagoas já recebeu 270.756 doses. Devem ser vacinadas a partir do dia 27 deste mês as pessoas com 70 anos ou mais, moradores de Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos, indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

A partir do próximo dia 6 de março é a vez das pessoas que estão na faixa etária entre 60 a 69 anos. No dia 20 de março começa a vacinação das gestantes e puérperas e, a partir do dia 17 de abril, o público-alvo preconizado é a população privada de liberdade, a partir dos 18 anos. Também devem ser vacinados os adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, na faixa etária entre 12 e 18 anos, bem como os funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e os trabalhadores da saúde.

Precauções

Conforme a assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, as precauções para aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 ocorrem em alguns casos específicos. “O primeiro, no caso de pessoas com doenças febris moderadas ou graves, que devem se vacinar depois de cessarem os sintomas. O segundo caso diz respeito às pessoas que estejam com Covid-19, que deverão aguardar quatro semanas após o início dos sintomas e a recuperação clínica total”, informou, ao salientar que, para os casos de doença inflamatória imunomediada, paciente oncológicos, transplantados e demais imunossuprimidos, o médico que acompanha o paciente deverá ser consultado.


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Saúde

Veja os horários de funcionamento das Unidades do Hemoal no dia do Réveillon

  • 30 de dezembro de 2022
Que tal encerrar este ano praticando um gesto nobre que pode salvar até quatro vidas? Basta comparecer a uma das
Saúde

Anvisa aprova injeção para tratamento da obesidade

  • 4 de janeiro de 2023
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de mais um medicamento injetável de uso semanal para reduzir