Mundo

Acusações criminais contra Trump: o que esperar da audiência em Nova York

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se apresentará a uma corte de Justiça na cidade de Nova York nesta terça-feira (4) como parte de um processo criminal no qual ele é acusado de disfarçar registros contáveis para esconder um pagamento de US$ 130 mil dólares para a atriz pornô Stormy Daniels.

Ele já foi formalmente acusado no processo criminal e, durante a apresentação na corte, espera-se que Trump passe por algumas etapas importantes. Ele será fotografado, terá suas digitais colhidas e se apresentará diante do juiz para ouvir as acusações da promotoria.

O ex-presidente terá a chance de se declarar inocente ou culpado e, provavelmente, será liberado para aguardar as próximas etapas do processo em liberdade. A expectativa é que ele volte para a Flórida, onde mora, e faça um discurso no mesmo dia.

Trump já está na cidade de Nova York, após ter viajado na segunda-feira da Flórida para se apresentar à Justiça. Apesar do protocolo padrão exigir que o acusado esteja algemado, dada a circunstância de Trump e o fato de ele não representar um perigo físico, pode ser que ele fique com as mãos livres.

O momento da acusação é geralmente a primeira vez que um acusado aparece no tribunal após o indiciamento. O juiz vai aconselhar Trump sobre seu direito de ir a julgamento e ele terá a chance de fazer uma confissão de culpa. Espera-se que ele deixe o tribunal depois disso, já que nenhuma das acusações contra ele exige prisão enquanto aguarda as próximas etapas do processo.

Trump já marcou uma entrevista coletiva na noite desta terça-feira em sua residência na Flórida. A expectativa é que ele esteja acompanhado de apoiadores e que o processo criminal seja um tema importante da temporada de eleições, já que Trump é um pré-candidato à presidência dos EUA pelo Partido Republicano.

Por enquanto, Trump foi apenas formalmente acusado. Na Justiça dos EUA, isso significa que uma pessoa foi acusada formalmente de um crime por um grande júri ou por um promotor público. O indiciamento é o resultado de uma investigação policial ou do FBI que reuniu evidências suficientes para sustentar a acusação. Ser indiciado não significa que a pessoa é culpada, mas apenas que há motivos para levá-la a julgamento.

Os detalhes das acusações ainda não foram divulgados, mas o caso em questão tem relação com o suposto pagamento de US$ 130 mil feito por Trump à Stormy Daniels nas semanas prévias às eleições de 2016, para que ela se mantivesse em silêncio sobre um suposto relacionamento extraconjugal que tiveram anos antes. O dinheiro foi justificado como honorário advocatício para um dos advogados de Trump, Michael Cohen. Os promotores afirmam que foi uma falsificação de registro comercial.

Fonte: Folhapress


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Mundo

Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos

  • 31 de dezembro de 2022
O papa emérito Bento XVI morreu aos 95 anos neste sábado (31), anunciou o Vaticano. O alemão Joseph Ratzinger nasceu
Mundo

EUA permitem venda de pílulas abortivas em farmácias

  • 5 de janeiro de 2023
Uma novidade no governo Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, permitiu a venda de pílulas abortivas mifepristona, em farmácias. Esta