Polícia

Após ataque em Blumenau, governo de SC anuncia policiais armados nas escolas

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou nesta segunda-feira, 10, que vai colocar pelo menos um policial armado em cada uma das 1.053 escolas da rede estadual de ensino. A medida foi sinalizada ainda na última semana em reunião com representantes da segurança pública e da rede de educação, após um ataque à creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, ter deixado quatro crianças de 4 a 7 anos mortas.

Além de realocar policiais militares para fazerem a segurança armada das escolas, o governo também pretende contratar agentes aposentados das polícias Civil ou Militar e bombeiros que compõem o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP).

A medida deve ser implementada nos próximos dois meses e tem um investimento aproximado de R$ 70 milhões. “Não importa quanto isso vai custar, o governo do Estado vai fazer porque nossos filhos e netos merecem estar seguros nas escolas”, disse Jorginho Mello.

Desde a última quinta-feira, 6, data do ataque, o governo de Santa Catarina ordenou uma “ronda ostensiva de policiais militares na frente de todas as escolas da rede pública”. Guardas municipais também têm reforçado a segurança nas creches e escolas de Blumenau.

Mello também anunciou nesta segunda que os professores da rede pública estadual terão um treinamento para resposta rápida e segura diante de ameaças ao ambiente escolar.

Em reunião nesta quinta-feira, 6, prefeito anunciou que pretende contratar agentes aposentados da reserva e ‘vigilância particular armada’ nas unidades de ensino do município

“É bom deixar claro que essa não é uma solução que vamos implantar do dia pra noite. É um conjunto de esforços que será colocado em prática o mais breve possível”, afirmou o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, após a reunião da última sexta.

“Estamos trabalhando juntos com diversos órgãos. De forma coletiva estamos buscando soluções para continuar e superar esse momento de crise, para que possamos voltar às aulas com tranquilidade na segunda-feira”, destacou na ocasião Alexandre Matias, secretário municipal de Educação.

Fonte: Estadão Conteúdo


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Polícia

Polícia procura por PM suspeito de matar empresário italiano em Mal. Deodoro

  • 4 de janeiro de 2023
A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) deu início às investigações sobre o assassinato do empresário italiano Fabio Campagnola, que foi
Polícia

Dupla é presa em flagrante tentando sacar R$ 40 mil em agência bancária

  • 4 de janeiro de 2023
Dois homens foram presos em flagrante, nesta quarta-feira (04), enquanto tentavam aplicar um golpe em uma Agência da Caixa Econômica