Geral

Disque 100 passa a receber denúncias de ataques a escolas pelo WhatsApp

O Disque 100, canal gratuito usado para comunicar alguma violação de direitos humanos, agora poderá receber também denúncias de ataques contra escolas. A nova função foi anunciada nesta quinta-feira, 13, pelo governo federal, que disponibiliza o número de WhatsApp – (61) 99611-0100 – como uma via específica para reportar atentados ou ameaças de ataques em instituições de ensino.

De acordo com o governo, os denunciantes podem enviar mensagens de texto, áudios, fotos, arquivos multimídia, links ou URLs. Quanto mais detalhes e informações, melhor. Além disso, quem estiver apresentando uma denúncia não têm a obrigação de se identificar, e as informações são mantidas em sigilo, garante o governo.

“O novo número é mais um canal de atendimento no âmbito do Disque 100 – Disque Direitos Humanos”, informou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), responsável por receber as denúncias.

Além do WhatsApp, o Disque 100 também pode ser acionado por ligação gratuita (discando 100), pelo site do ministério, e pelos aplicativos Telegram e Direitos Humanos Brasil. O serviço também dispõe de atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O novo número de WhatsApp se soma a outros canais de denúncias criados para o mesmo fim, como o Escola Segura, feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, para o recebimento de informações de ameaças de ataques contra as escolas.

O MDHC recomenda que os denunciantes informem os detalhes da ocorrência, como local de ameaça e dados do suspeito. Nos casos em que as violações acontecerem no meio virtual, a orientação é que as pessoas informem as redes sociais, postagens, perfis, e também endereços eletrônicos dos envolvidos.

Pelo conteúdo e teor das denúncias, o Disque 100 encaminha as ocorrências para as autoridades competentes, como forças de segurança e Conselho Tutelar, por exemplo. Mesmo com a ampliação para a comunicação de ataques a instituições de ensino, o Dique 100 continua aberto para receber casos de violações e descumprimentos de direitos humanos.

Canais específicos para denunciar um ataque a escola

  • WhatsApp – (61) 99611-0100 –
  • Escola Segura

Outros canais para Denunciar violações de direitos

  • Telefone – Discar 100
  • Telegram – Para utilizar o canal, é necessário digitar “Direitoshumanosbrasilbot” na busca do aplicativo
  • Videochamada em Libras – para pessoas surdas ou com deficiência auditiva usuárias da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
  • Aplicativo Direitos Humanos Brasil

Fonte: Estadão Conteúdo


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Geral

Avenida Walter Ananias, no Jaraguá ficará interditada a partir desta quarta (04)

  • 3 de janeiro de 2023
A partir desta quarta-feira (04) às 8h, a Avenida Walter Ananias, no Jaraguá, será interditada de forma emergencial para as
Geral

Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores estão com o título cancelado

  • 4 de janeiro de 2023
Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas e