Últimas Notícias

Sesau orienta sobre as indicações para o medicamento Paxlovid contra Covid-19



Disponibilizado aos 102 municípios alagoanos desde o mês passado, com o intuito de reforçar o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, o medicamento Paxlovid é destinado a pacientes com idade a partir dos 18 anos, sendo que, até os 64 anos, é restrito aos imunossuprimidos. A orientação foi repassada nesta quinta-feira (5), pelo chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), infectologista Renee Oliveira, que atentou, ainda, para o fato de que os pacientes com 65 anos ou mais, com ou sem comorbidades, podem fazer uso do medicamento.

O Paxlovid, fabricado pela Pfizer, é um medicamento antiviral composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir, embalados e administrados juntos. Enviado pelo Ministério da Saúde (MS), ele passou a ser ofertado na Rede Pública de Saúde após liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão de disponibilizá-los aos 102 municípios alagoanos ocorreu mediante avaliação do Grupo Técnico Científico (GTC), que se reúne semanalmente para avaliar o Panorama Epidemiológico da Covid-19 em Alagoas.

Segundo o chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas da Sesau, infectologista Renee Oliveira, o medicamento Paxlovid deve ser utilizado durante a fase inicial da contaminação, em pacientes que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 na forma grave. “A medicação preserva o organismo e impede a evolução da doença. Por isso, é importante que o Paxlovid seja administrado entre o primeiro e o quinto dia do aparecimento dos sintomas, pois a ação da medicação está condicionada à presença de uma carga viral alta”, orientou.

O infectologista reforçou, ainda, que as medidas de prevenção contra o novo coronavírus devem ser seguidas, como o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização constante e correta das mãos. “Não há dúvidas de que a vacinação é imprescindível para evitar as formas graves da Covid-19. No entanto, mesmo vacinadas, as pessoas ainda podem se infectar e transmitir o vírus. Por isso, é necessário continuar tendo todos os cuidados, seja em ambientes abertos ou fechados”, recomendou o infectologista.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Paxlovid representa um medicamento com eficácia comprovada para evitar que os pacientes com Covid-19 possam agravar. “É o primeiro fármaco distribuído pelo Ministério da Saúde com eficácia comprovada e que, além de evitar longas internações, principalmente nos leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva], têm o objetivo de evitar óbitos pelo novo coronavírus”, salientou o gestor da saúde estadual.

HGE

Para que o paciente tenha acesso ao tratamento com Paxlovid, ele deve buscar o serviço público de saúde do município de origem, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Durante o atendimento, o paciente passará por avaliação, onde o médico irá averiguar se ele atende ao perfil exigido pelo MS para fazer uso da medicação.

O supervisor médico do Hospital Geral do Estado, médico Rodrigo Antônio de Melo, afirmou que o medicamento já está disponível na unidade e será utilizado conforme orientação do MS. “Nossa unidade tem disponibilidade do antiviral que é utilizado com boas respostas em pacientes que estão propícios a desenvolverem a Covid-19 de forma mais grave. Conforme as orientações recomendadas, iremos prescrever para todos os pacientes que necessitem utilizar o medicamento”, ressaltou.


Avatar

admin

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dá uma olhada

Últimas Notícias

Incêndio Destrói Casa Usada na Fabricação de Fogos de Artifício em Ibateguara

  • 28 de janeiro de 2025
Um incêndio destruiu uma residência utilizada como fábrica de fogos de artifício em Ibateguara. De acordo com informações obtidas pela
Últimas Notícias

Pesquisadores Usam QR Codes em Abelhas para Revelar Novas Descobertas Sobre Seus Comportamentos

  • 28 de janeiro de 2025
Pesquisadores da Universidade Penn State (PSU) fizeram novas descobertas sobre os movimentos e ciclos de vida das abelhas ao rastrear