O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou R$ 141.587 com o cartão corporativo em motociatas em Santa Catarina. Foram três eventos desse tipo no estado, dois deles em 2021, em Chapecó e Florianópolis, e outro, no ano passado, na véspera do primeiro turno das eleições gerais, em Joinville.
O valor foi identificado pelo Diário Catarinense a partir de dados disponibilizados pela Secretaria-Geral da Presidência da República após pedido da agência Fiquem Sabendo, especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI). Ao longo do mandato de Bolsonaro, esses gastos foram mantidos sob sigilo, com base em uma interpretação dada ao artigo 24 da LAI, que determina que informações que possam colocar em risco a segurança do presidente e de seus familiares fiquem reservadas até que ele deixe o cargo.
A primeira motociata contou com R$ 63.819,73 em gastos de Bolsonaro no cartão corporativo. Na ocasião, ele chegou a Chapecó em 25 de junho de 2021 para uma visita à Arena Condá, estádio da Chapecoense. Na manhã seguinte, fez o passeio de moto e também a cavalo com apoiadores.
Fonte: Metrópoles