Um vídeo viralizou nas redes sociais na última semana em diferentes países. As imagens geraram indignação por mostrar o momento em que o dono de uma galeria de arte esguicha água no rosto de uma idosa sem-teto com uma mangueira. O flagra ocorreu em São Francisco, na Califórnia (EUA).
Nas imagens, é possível ver o empresário Collier Gwin encostado na parede enquanto joga água no rosto da mulher. Ele também exige que a idosa deixe a calçada, perto da galeria de arte dele.
Depois que as imagens ganharam repercussão, tanto Gwin quanto a “Foster Gwin Gallery” passaram a ser alvo de críticas. A página que divulgou o vídeo considerou a atitude do homem desumana. Em sua defesa, no entanto, o empresário disse que a mulher estava na calçada da galeria há dias e que se recusava a sair.
Gwin alegou que tentou acionar o serviço social e a polícia antes de “agir com as próprias mãos”. Segundo o homem, além de recusar ajuda, a mulher jogou lixo nele – o que teria sido o estopim para a atitude dele de jogar água nela com a mangueira.
Ainda de acordo com um funcionário de uma cafeteria que passava pelo local foi o responsável por gravar o momento. Edson Garcia, como foi identificado, relatou ter ouvido a mulher gritar enquanto o sinal de trânsito estava fechado e começou a filmar.
Edson disse que um vídeo fala muito mais do que tentar explicar à comunidade o que ocorre na cidade. Em tom de alerta, ele afirmou: “Às vezes você faz isso para lembrar as pessoas quem somos”.
Com a repercussão do vídeo, o serviço social de São Francisco agora tenta localizar e ajudar a idosa, cuja identidade ainda é desconhecida.
Fonte: Metrópoles