O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), o desembargador Washington Luiz Damasceno concedeu, nessa segunda-feira (30), uma entrevista à imprensa, onde pontuou algumas de suas prioridades à frente do Órgão. Dentre estas, a mais importante é a participação dos jovens no processo eleitoral.
Conforme o presidente, serão desenvolvidos programas para incentivar a juventude. “Nós vamos levar isso à escola para exercitar esse sentimento de cidadania nos jovens”, disse.
Outro ponto importante que foi destacado pelo desembargador, é a participação das mulheres no eleitorado. “Na eleição de 2022, das 27 vagas disputadas para cargos na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) apenas seis, foram conquistadas por mulheres. Apesar da maioria do eleitorado alagoano ser do sexo feminino, isso não se reverte numa participação mais efetiva da mulher no processo eleitoral”, frisou o presidente.
Washington Luiz aproveitou ainda para comentar sobre a estutura e funcionamento do TRE. A antiga sede, na Praça Sinimbu, está em fase final de conclusão das obras e que, quando pronta, abrigará setores da instituição, além de mais um cartório eleitoral na Capital. O TRE vai tentar adquirir o prédio em definitivo ou, em outra hipótese, vai tentar recursos para a edificação da sede principal em terreno adquirido na gestão do ex-presidente Sebastião Costa, em Cruz das Almas, nas proximidades do Parque Shopping”, explicou.
Ao fim da entrevista, o desembargador ressaltou a segurança das urnas nas eleições de 2022 e disse que a vitória do presidente Lula ocorreu de forma legítima. “A eleição foi realizada, o resultado foi proclamado, o presidente eleito foi diplomado, foi empossado”, concluiu.