A Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu, nesta terça-feira (21), 100 quilos de carnes impróprias para consumo humano num açougue localizado no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió.
Durante a ação foram encontradas carnes estragadas com a presença de larvas e armazenamento inadequado, além da má higienização de todo o espaço. Por conta do risco à saúde dos consumidores, o frigorífico foi autuado e passará por processo administrativo, podendo pagar multa de R$ 180,00 a R$ 19 mil.
Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, as ações de fiscalização acontecem diariamente e tem por objetivo garantir a saúde dos consumidores, diminuindo risco sanitários, além de orientar compradores e vendedores para uma comercialização de alimentos que não prejudique o bem-estar da população.
“Se faz necessário as ações diárias, para garantirmos segurança ao consumidor, e orientar os comerciantes sobre a importância de comercializar produtos de qualidade, que não prejudiquem a saúde da população. Como uma questão de saúde pública, nossa missão é diminuir os riscos à saúde do maceioense por ingestão de alimentos impróprios para consumo”, destaca.
Normas sanitárias
A Vigilância Sanitária analisa padrões dos produtos para comercialização adequada, entre essas normas são avaliados o armazenamento com averiguação de temperatura, embalagens e espaço. Além de observar as formas de manuseio, validade do produto, utilização de maquinário, atenção a higienização do ambiente e dos funcionários que estão em contato direto com o alimento.