A Defesa Civil de Maceió atendeu, desde a noite da última segunda-feira (24), 41 ocorrências em virtudes das chuvas que caem na capital, sendo a maioria delas por deslizamento de terra em encostas. Não houve vitimas.
Segundo o órgão, embora não tenham deixado as residências de forma urgente, sete famílias receberam encaminhamentos para os benefícios eventuais, como o aluguel social.
“Nossas equipes estão sempre de prontidão para atender o chamado da população. A Defesa Civil funciona 24 horas, todos os dias da semana. Continuamos monitorando as condições climáticas e as áreas de risco da capital”, explica coordenador geral da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre.
Nas últimas 24 horas, os pluviômetros instalados em vários bairros da capital registraram 58 mm de chuvas. “Como nos últimos dias choveu bastante, o solo fica encharcado, aumentando a possibilidade de deslizamentos. Por isso reforçamos nossos avisos aos moradores das áreas de risco, para que fiquem atentos e em caso de necessidade, nos acionem”, enfatiza o coordenador.
A previsão, segundo o meteorologista de Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), Hugo Carvalho, é que o tempo continue nublado com chuvas isoladas nesta quinta-feira, com possibilidade de chuva intercalada com períodos de tempo seco à noite. E a previsão permanece a mesma para esta sexta-feira (28).
AVISOS
Ainda no início da manhã de hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas para Alagoas.
De acordo com os alertas, os municípios alagoanos estão inseridos nestes dois avisos meteorológicos, para o Agreste, Litoral, passando pela Zona da Mata e pelo Baixo São Francisco
A expectativa é de que tenha chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Com isso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
INSTRUÇÕES
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;