A ministra das Cidades, Simone Tebet, junto ao ministro dos Transportes, Renan Filho, participaram, nesta sexta-feira, 12, em Maceió, da plenária referente ao Plano Plurianual (PPA) Participativo. Trata-se de uma medida que faz parte da série de encontros promovidos pelo Governo Lula em todas as unidades federativas para a construção do documento que orientará os investimentos federais de 2024 a 2027.
Também participou do evento Márcio Macêdo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Em coletiva de imprensa realizada antes do início da plenária, Simone Tebet explicou o trâmite do plano. “O PPA é um grande guarda-chuva com grandes programas, diretrizes e indicadores”, pontuou. Grande parte desses programas foram expostos durante a campanha de Lula no ano passado. “Propostas que já foram vitoriosas nas urnas”, reforçou.
Após elencar as necessidades de cada estado, as verbas deverão ser destinadas via Congresso Nacional. Entre as propostas já expostas no plano de governo, estão a valorização do turismo, fonte de renda dos estados do Nordeste, como Alagoas.
“Foram 28 programas que coletamos juntos das propostas de campanha do presidente Lula (…), que passaram por uma filtragem dentro dos ministérios para selecionar as prioridades”, enfatizou Simone Tebet. Segundo o governador Paulo Dantas, “com a ministra Tebet e os ministros Renan e Márcio teremos ainda uma maior possibilidade de apreciar as propostas das linhas de trabalho apresentadas pelo presidente Lula”.
Durante a palavra, o ministro Renan Filho destacou: “estou em Brasília ajudando o presidente Lula a não deixar nenhuma obra parada neste país. Mas, de lá, sempre irei priorizar o nosso interesse para Alagoas continuar crescendo”.
Alfinetadas
A solenidade de abertura da plenária contou com algumas indiretas – bem diretas – de Renan Filho aos rivais bolsonaristas em Alagoas. Reforçou que o ex-presidente perdeu no Estado e que os bolsonaristas deveriam, enfim, se conformar. com o resultado das urnas. Já Tebet salientou que ao perder a eleição, nunca teve dúvida em qual lado ficaria. “Eu sabia que eu era café com leite. Não tínhamos dois democratas no segundo turno, apenas um”, disse.
Plenárias
Plenárias estaduais serão realizadas em todos as Unidades da Federação do País para elaborar o PPA Participativo 2024-2027. O lançamento da iniciativa aconteceu na quinta-feira (11), em Salvador, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, foi apresentada a plataforma digital Brasil Participativo, que permite a todo cidadão opinar na definição de programas e propostas para o Brasil. A determinação de Lula é de que este seja o mais participativo dos PPAs.
Com este objetivo, foram definidas três formas de participação: os Fóruns Interconselhos, que reúnem conselhos nacionais em diversos setores; as plenárias estaduais, que serão realizadas em todas as capitais; e a plataforma digital, que permitirá participação direta.O cronograma de plenárias estaduais começou em Salvador e segue até 10 de julho, em São Paulo, passando por todos os estados e o Distrito Federal.