Um filhote de baleia jubarte foi descoberto encalhado na praia do Pontal do Peba, na manhã desta quinta-feira, 7, localizada em Piaçabuçu, cidade ao sul de Alagoas. As autoridades planejam realizar uma necropsia no animal para determinar a causa de sua morte.
O presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis, disse que há a possibilidade de que o filhote encalhado seja um dos registrados na mesma área no último domingo (3), mas ainda não foi confirmada a hipotése. Ele explicou que é comum a presença de baleias jubartes nas águas do litoral alagoano durante o período de junho a outubro, que coincide com a época de reprodução desses majestosos animais.
“É uma época de reprodução, nosso nordeste está repleto de baleias reproduzindo, por isso encalha mais filhotes”, disse Bruno. Os especialistas acreditam que o aumento da população dessas baleias pode estar levando-as a retornar a antigas áreas de reprodução, como a costa alagoana.
Este incidente representa o terceiro caso de uma baleia jubarte encontrada encalhada em Alagoas apenas em 2023, de acordo com informações do Projeto Baleia Jubarte. Em todo o Brasil, foram registrados 72 encalhes desses animais neste ano.
Fonte: Extra Alagoas