Nesta quarta-feira, 13, a Câmara dos Deputados aprovou, com uma maioria significativa de 367 votos a favor e 86 contrários, o texto-base da chamada minirreforma eleitoral. Esta reforma, parte de um pacote que visa a flexibilização da legislação eleitoral em benefício de partidos e políticos, contou com o apoio da maioria das bancadas parlamentares.
No entanto, apenas três partidos, PSOL, Rede e Novo, manifestaram-se contra a proposta. O bloco partidário formado por MDB, PSD, Republicanos e Podemos deixou seus deputados livres para votar de acordo com suas próprias convicções, enquanto os demais partidos orientaram seus parlamentares a apoiar o texto.
Como votou cada deputado federal de Alagoas:
Alfredo Gaspar (União-AL) – Votou “Não”
Arthur Lira (PP-AL) – Votou “Art. 17”
Daniel Barbosa (PP-AL) – Votou “Sim”
Del. Fabio Costa (PP-AL) – Votou “Sim”
Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL) – Votou “Sim”
Luciano Amaral (PV-AL) – Votou “Sim”
Marx Beltrão (PP-AL) – Votou “Sim”
Paulão (PT-AL) – Votou “Sim”
Rafael Brito (MDB-AL) – Ausente
As propostas da minirreforma eleitoral, impulsionadas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), incluem medidas que flexibilizam as leis de cotas para negros e mulheres, enfraquecem as leis da Ficha Limpa e da Improbidade, reduzem o tempo de inelegibilidade de candidatos e diminuem a transparência do processo eleitoral, entre outros pontos polêmicos.
Os destaques que podem modificar partes do texto serão votados na quinta-feira (14). Após a aprovação na Câmara, a proposta ainda precisa passar pelo Senado antes de ser submetida à sanção do presidente Lula (PT).
FONTE: JORNAL DE ALAGOAS