Saúde

Alagoas tem primeiro caso confirmado da variante EG.5 da Covid

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou quinta-feira, 28, o primeiro caso da variante EG.5 (conhecida como Eris) da Covid-19 em Alagoas. O paciente infectado já está recuperado. Ele tem 73 anos e mora em Arapiraca, Agreste do estado.

O paciente foi diagnosticado com Covid-19 em julho e teve amostra de material biológico recolhida pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen) e enviada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para sequenciamento genômico, que identificou a variante Éris. Desde março de 2020, Alagoas registrou 340.929 casos e 7.302 mortes por Covid.

Em 18 de agosto, foi anunciada a confirmação do primeiro caso da subvariante EG.5 da Ômicron no Brasil, por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo e do Ministério da Saúde.

Conforme informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a EG.5 é derivada da Ômicron, que inicialmente surgiu em fevereiro de 2023, e desde então, tem havido um constante aumento na quantidade de casos relacionados a essa mutação.

Tanto o Ministério da Saúde quanto a Secretaria de Estado da Saúde enfatizaram a importância contínua de medidas conhecidas pela população, como a lavagem frequente das mãos, a adoção de boas práticas ao tossir e espirrar, e a vacinação contra a Covid-19. Até o momento, a OMS relatou que a subvariante EG.5 não demonstrou ser mais severa ou apresentar riscos significativamente maiores em comparação com outras variantes.


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Saúde

Veja os horários de funcionamento das Unidades do Hemoal no dia do Réveillon

  • 30 de dezembro de 2022
Que tal encerrar este ano praticando um gesto nobre que pode salvar até quatro vidas? Basta comparecer a uma das
Saúde

Anvisa aprova injeção para tratamento da obesidade

  • 4 de janeiro de 2023
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de mais um medicamento injetável de uso semanal para reduzir