Geral

Arthur Lira busca aprovar reforma que precariza empregos públicos

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), se empenha pessoalmente na aprovação da reforma administrativa, a Proposta de Emenda à Constituição de número 32 (PEC), até o final do ano. Essa PEC conta com amplo apoio do mercado e resistência dos sindicatos e entidades de classe. A proposta beneficia Lira porque abre o caminho para prefeituras e governos superlotarem (ainda mais) a máquina pública de servidores precarizados, muitos deles contratados “de boca”. 

Funcionários nestas condições são alvo fácil da pressão de prefeitos, que garantem votos ao parlamentar. Lira repete aos mais próximos que é candidato ao Senado em 2026. A PEC também quer o fim da estabilidade para novos servidores e servidoras que ingressaram em cargos públicos via concurso e a flexibilização da estabilidade. Servidores públicos contratados via concurso pela Controladoria Geral da União (CGU) e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foram fundamentais para descobrir o desvio de R$ 300 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa, crime praticado por deputados estaduais, entre eles Arthur Lira, revelaram as investigações da Polícia Federal. 

Além disso, servidores da CGU monitoraram cidades que receberam dinheiro do orçamento secreto, encabeçado por Lira. Uma destas cidades foi São Miguel dos Campos, cujo prefeito George Clemente (MDB) ganhou R$ 27,4 milhões via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), controlada pela família Pereira, também parente de Lira. Esta semana, os vereadores e o prefeito, em paga pelos favores usando dinheiro público, entregaram título de cidadão honorário de São Miguel dos Campos ao presidente da Câmara. 

“Essa cidade ocupa um lugar especial em meu coração e tenho trabalhado incansavelmente para contribuir com seu desenvolvimento por meio de emendas parlamentares. Além da honra de receber esse título, também entreguei à comunidade uma caçamba e três retroescavadeiras, como parte do compromisso contínuo de investir em infraestrutura e serviços públicos”, disse o parlamentar.

Fonte: Extra Alagoas


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Geral

Avenida Walter Ananias, no Jaraguá ficará interditada a partir desta quarta (04)

  • 3 de janeiro de 2023
A partir desta quarta-feira (04) às 8h, a Avenida Walter Ananias, no Jaraguá, será interditada de forma emergencial para as
Geral

Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores estão com o título cancelado

  • 4 de janeiro de 2023
Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas e