O trabalho de combate aos crimes contra o patrimônio tem sido intensificado em todo o território alagoano e uma das principais estratégias que tem colaborado para a redução de crimes é o programa Alerta Celular. A ferramenta é importante para inibir furtos e roubos de aparelhos telefônicos, além de permitir a identificação da posse ilegal desses smartphones, facilitando a localização das possíveis vítimas.
Para ter acesso aos benefícios que a plataforma oferece à população, basta o cidadão cadastrar seus celulares e, caso tenha sido vítima da ação delituosa, informe à SSP através do sistema as informações sobre o Boletim de Ocorrência, já registrado junto à Polícia Civil.
De acordo com o chefe do setor de Tecnologia da Informação da SSP, major Anderson Cabral, é importante que a pessoa insira as informações na ferramenta tão logo adquira o aparelho. “Nada impede que seja feito posteriormente, mas é interessante que o cadastro seja feito logo depois da compra porque já inclui detalhes sobre a nota fiscal e outros dados importantes. E não há limite para inserção de equipamentos, o que importa mesmo é que sejam colocadas todas as informações possíveis de cada aparelho, pois facilita ainda mais o trabalho policial”, afirmou o oficial.
O sistema, que cria um banco de dados de aparelhos de telefonia móvel, pode ser acessado pela internet, em computadores, celulares e tablets. Essa base de informações permite que, durante uma abordagem, os policiais possam verificar o status do item apreendido. O cadastro deve ser feito no site https://alertacelular.al.gov.br, preenchendo um formulário. Após fazer o login, o usuário terá que adicionar o dispositivo, inserindo as informações sobre o aparelho e alterar o status deles, caso seja necessário.
Uma das informações a serem incluídas é o IMEI, que funciona como um código de identificação do celular. A forma mais simples para descobrir o Imei é pelo discador nativo. Basta acessar o teclado usado para fazer chamadas e digitar *#06#. Imediatamente, o número será exibido na tela. Outra possibilidade é verificar a embalagem do produto. As caixas dos celulares costumam trazer a informação numa etiqueta.
Segundo o secretário de Gestão Interna da SSP, José Carlos dos Santos, o Alerta Celular tem sido fundamental no combate ao crime. “Alagoas tem registrado uma queda constante na quantidade de roubos a transeuntes. Em setembro deste ano, por exemplo, caiu 31,29% em relação ao mesmo mês de 2022, e essa redução pode sim ter tido a colaboração do programa, que tá inibindo a ação dos criminosos. É uma ferramenta importantíssima que a população pode contar de forma gratuita”, finalizou ele.
Agência Alagoas