A ação de golpistas levou o Ministério da Fazenda a fazer um alerta para que as pessoas tomem cuidado ao renegociar dívidas no programa Desenrola Brasil. O governo afirma que a entrada na plataforma do programa deve ser realizada apenas pelo link oficial do site do governo — desenrola.gov.br —, no qual estão as dívidas com descontos disponíveis para renegociação.
Além disso, informa que as informações enviadas pelo governo por mensagens não têm link para as pessoas clicarem.
Segundo o ministério, a comunicação oficial que informa sobre a necessidade de cadastro no site gov.br para poder participar do programa é feita por SMS e não contém link, justamente para evitar a possibilidade de fraudes.
Na primeira fase do programa, que começou em 17 de julho, criminosos utilizaram o nome do Desenrola Brasil na tentativa de aplicar golpes nas pessoas que buscavam renegociar suas dívidas. As estratégias dos bandidos envolveram emails, mensagens e até mesmo a criação de sites com o nome “Desenrola”.
Na atual fase do programa, desde o último dia 9 de outubro, as dívidas são negociadas somente pela Plataforma de Renegociação, no endereço desenrola.gov.br, que dá acesso à renegociação de dívidas.
AB