O PCdoB ja foi, do ponto de vista eleitoral, um dos principais partidos de Alagoas. Eduardo Bofim, por exemplo, foi eleito deputado estadual e depois federal. O partido teve ainda um grande domínio do movimento estudantil e forte influência entre os sindicatos de trabalhadores – especialmente no setor público – e chegou a ocupar durante vários anos uma das concorridas cadeiras da Câmara Municipal de Maceió.
Edberto Ticianell, Ênio Lins, Jarede Viana e Marcelo Malta são alguns dos vereadores que o partido elegeu na capital de Alagoas. Em 2012, mesmo tendo mais de 3 mil votos, Marcelo Malta não conseguiu ser reeleito e o partido perdeu sua vaga na Câmara. Desde então, o PCdoB vem perdendo força no cenário eleitoral da capital e do Estado.
Agora, em fase de reorganização e renovado, o PCdoB vai trabalhar para econquistar uma cadeira na Câmara de Maceió. O ex-secretário de Esportes, Charles Hebert, é o nome do partido que reúne as melhores condições para chegar lá.
Não será fácil. Mas a seu favor, além da atuação na área de esportes, Hebert deve ter a militância partidária e uma chapa – a da Federação Brasil, formada co o PV e PT – com condições de se eleger com uma votação baixa. A conferir.
Por Blog do Edivaldo Junior