Saúde

Especialistas alertam para aumento de casos de Covid-19 em Alagoas durante as festas de fim de ano

Alagoas registra um preocupante aumento de casos de Covid-19 à medida que nos aproximamos das festas de fim de ano. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o estado teve um acréscimo de 237 novos casos e duas mortes em apenas uma semana. Desde o início da pandemia em 2020, Alagoas já notificou um total de 341.619 casos e 7.307 óbitos.

Os números atualizados para o ano de 2023 são igualmente preocupantes, com a confirmação de 4.534 novos casos e 81 mortes, de acordo com o boletim mais recente. A análise da faixa etária dos casos confirmados revela que os pacientes com 70 anos ou mais representam 46,1% dos casos, enquanto crianças de até 10 anos contabilizam 15,4%. É importante ressaltar que esse grupo de idosos e pessoas com comorbidades está particularmente vulnerável ao vírus.

Entre as comorbidades mais identificadas entre os pacientes diagnosticados e que não resistiram à Covid-19 neste ano estão hipertensão arterial (53,1%), diabetes (39,5%) e cardiopatias (23,5%), conforme informações da Sesau. Os municípios que mais registraram mortes foram Maceió, com 32 óbitos, seguido por Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e São Miguel dos Campos.

A situação em Alagoas reflete uma tendência observada em vários estados do Nordeste, que estão enfrentando um aumento no número de casos de Covid-19. O boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz destaca que Maceió é uma das dez capitais que apresentam sinal de aumento de casos. O infectologista Reneé Oliveira alertou para o risco de contágio durante as festas de fim de ano, enfatizando a importância de evitar aglomerações, especialmente para proteger os mais vulneráveis.

Apesar desses números alarmantes, é importante ressaltar que Alagoas figura como o terceiro estado do Brasil com a menor incidência de óbitos a cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas da Bahia e do Maranhão, de acordo com dados do Painel Coronavírus do Ministério da Saúde. No entanto, é fundamental manter a vigilância e adotar medidas preventivas, como a vacinação completa, para conter possíveis surtos e proteger a população.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem realizado um monitoramento diário dos dados de Covid-19 desde 2020, incluindo o número de casos notificados, confirmados, descartados, recuperados e óbitos. A vigilância também abrange a evolução da doença, a distribuição de casos e óbitos por município, bem como informações sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Saúde

Veja os horários de funcionamento das Unidades do Hemoal no dia do Réveillon

  • 30 de dezembro de 2022
Que tal encerrar este ano praticando um gesto nobre que pode salvar até quatro vidas? Basta comparecer a uma das
Saúde

Anvisa aprova injeção para tratamento da obesidade

  • 4 de janeiro de 2023
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de mais um medicamento injetável de uso semanal para reduzir