A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) emitiu um aviso meteorológico nesta quarta-feira, 17, para Alagoas, alertando sobre a possibilidade de chuvas fortes, principalmente na parte leste do estado. O comunicado abrange áreas como o Litoral, região metropolitana de Maceió, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste.
Conforme as informações divulgadas, as condições climáticas apontam para o desenvolvimento de nebulosidade ao longo da costa leste da região Nordeste do Brasil. Está prevista chuva de moderada a intensa nas próximas 72 horas, com atenção especial para as regiões mencionadas, onde são esperados acumulados mais significativos a partir da noite desta quarta-feira (17), aumentando durante a quinta-feira (18) e persistindo até sexta-feira (19).
Com isso, os riscos incluem a possibilidade de alagamentos, especialmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação em pequenos rios e riachos, além do aumento do risco para deslizamentos em áreas de encosta. A SPDEN vai continuar monitorando as condições e alerta que novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.
Ainda segundo a Semarh, a chuva volumosa em Alagoas também é observada em outros estados do Nordeste do Brasil por conta da atuação de cavados em baixos níveis da atmosfera.
Semarh