Polícia

PF encontra informações falsas em relatórios e laudos da Braskem

A Polícia Federal deu início, nesta sexta-feira (24/05), à segunda fase da Operação Lágrimas de Sal. A operação tem como objetivo investigar crimes cometidos no contexto da exploração de sal-gema na cidade de Maceió, em Alagoas. Nesta fase, os oficiais cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal de Alagoas.

A ação realizada hoje baseou-se em elementos obtidos na primeira fase da operação. Estes indicavam que relatórios e laudos topográficos, contendo dados total ou parcialmente falsos, foram apresentados às entidades fiscalizadoras. A suspeita é de que tais documentos tinham como objetivo ocultar o processo de subsidência, ou afundamento, em andamento.

Os suspeitos são investigados por uma série de crimes, incluindo poluição qualificada, usurpação de recursos da União e apresentação de estudos ambientais falsos ou enganosos, inclusive por omissão. Os delitos variam de acordo com a participação de cada indivíduo nos fatos apurados.

O nome da operação, “Lágrimas de Sal”, faz referência ao sofrimento imposto à população pelas atividades de exploração de sal-gema. Estas atividades forçaram os moradores a abandonarem suas residências devido ao risco decorrente da instabilidade do solo nos bairros afetados.


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Polícia

Polícia procura por PM suspeito de matar empresário italiano em Mal. Deodoro

  • 4 de janeiro de 2023
A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) deu início às investigações sobre o assassinato do empresário italiano Fabio Campagnola, que foi
Polícia

Dupla é presa em flagrante tentando sacar R$ 40 mil em agência bancária

  • 4 de janeiro de 2023
Dois homens foram presos em flagrante, nesta quarta-feira (04), enquanto tentavam aplicar um golpe em uma Agência da Caixa Econômica