Geral

Bebê de apenas 8 meses é resgatado por militares após engasgo em AL

Nesta sexta-feira (7), um bebê de oito meses foi salvo por militares da 3ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) após se engasgar no município de Capela, região centro-norte de Alagoas. A guarnição estava em patrulha no Centro da cidade quando um homem se aproximou, informando que sua sobrinha estava engasgada e necessitava de socorro imediato.

Os policiais seguiram para o endereço informado e encontraram a mãe com o bebê já em estado de sufocamento. O comandante da guarnição, 2º sargento Luiz Albuquerque, realizou a manobra de Heimlich, conseguindo desobstruir as vias aéreas da criança.

Apesar do sucesso da intervenção, o sargento recomendou que a mãe levasse a criança ao hospital para uma avaliação médica completa.

A mãe da criança, Jordany Barros, relatou que sabia como realizar a manobra de Heimlich, mas não teve sucesso devido ao nervosismo. Ela pediu ajuda ao irmão, que encontrou a viatura policial durante o trajeto. “Foi um momento desesperador. O medo de perder minha filha era muito grande. Graças a Deus, os policiais nos ajudaram e salvaram a vida da minha bebê”, disse Jordany.

Para o 2º sargento Luiz Albuquerque, a eficácia da ação deve-se ao treinamento e experiência adquiridos ao longo dos anos de serviço na PM. Ele destacou a emoção do momento. “O alívio foi palpável, como uma onda que se espalhou por todos os presentes. A mãe correu para abraçar sua filha com lágrimas de alívio e gratidão. Foi grande a emoção daquele momento, pois a vida de uma criança foi salva”, lembrou o sargento.

Engasgo na primeira infância

Segundo o Ministério da Saúde, em 2022, mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorreram em crianças menores de sete anos. A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros essencial nessas situações de obstrução das vias aéreas e pode ser realizada por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não um profissional de saúde.

Com assessoria


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Geral

Avenida Walter Ananias, no Jaraguá ficará interditada a partir desta quarta (04)

  • 3 de janeiro de 2023
A partir desta quarta-feira (04) às 8h, a Avenida Walter Ananias, no Jaraguá, será interditada de forma emergencial para as
Geral

Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores estão com o título cancelado

  • 4 de janeiro de 2023
Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas e