A Polícia Federal, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais (DMA/AL), em parceria com o Ibama, deflagrou na manhã desta quinta-feira, 11, a Operação Trinado, destinada a combater o tráfico de animais silvestres no estado de Alagoas.
Agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Marechal Deodoro, em Alagoas, e Porto da Folha, em Sergipe. Durante as ações, foram lavrados quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) pelo crime previsto no artigo 29, §1º, inciso III, da Lei nº 9.605/98. Nos locais, foram encontrados vários pássaros sem anilhas e sem certificação.
A investigação teve início após a detecção de falsificação e adulteração de anilhas em pássaros apreendidos em um torneio de canto ilegal, realizado em Marechal Deodoro, em 17 de março de 2024. Na ocasião, foram identificadas 124 aves sem anilhas, caracterizando situação ilegal.
O objetivo da operação é fiscalizar os plantéis e aprofundar a apuração dos crimes de falsificação de selo público e tráfico de animais silvestres, além de outros delitos possivelmente relacionados.
O nome “Trinado” faz referência ao som melodioso produzido por alguns pássaros. Os suspeitos poderão responder pelos crimes previstos no artigo 296, §1º, inciso I, do Código Penal e artigo 29, caput, da Lei nº 9.605/98, cujas penas máximas combinadas podem chegar a sete anos de reclusão.