O empresário Elon Musk agradeceu ao presidente da Câmara dos Deputados, o alagoano Arthur Lira (PP-AL), pelo apoio contra o bloqueio das contas bancárias da Starlink no Brasil. A medida foi ordenada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Musk expressou seu agradecimento ao compartilhar um vídeo em que Lira defende a separação das pessoas jurídicas envolvidas no caso.
Durante o evento “Expert XP”, realizado em São Paulo no sábado, 31, Lira criticou a decisão do STF de bloquear as contas da Starlink devido à suspensão da rede social X (ex-Twitter), também de propriedade de Musk.
Segundo Lira, a ação judicial deveria se limitar à empresa diretamente envolvida, sem afetar outras operações do empresário.
“A briga com o X nunca devia ter extrapolado para a Starlink. Imagine se na crise das Americanas, bloqueássemos as operações da Ambev? Esse é o meu pensamento”. Musk, então, respondeu um corte da entrevista compartilhado na plataforma. “O apoio aqui é apreciado”, escreveu.
Moraes determinou o bloqueio das contas da Starlink para garantir o pagamento de multas impostas ao X, após a Corte não conseguir intimar um representante legal da empresa no Brasil.
A decisão foi fundamentada na existência de um “grupo econômico de fato” ligado a Musk, mas a clareza dessa relação tem sido questionada por advogados.