O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), não deve participar do primeiro debate entre os candidatos à prefeitura, agendado para esta segunda-feira, 2, promovido pela Rádio CBN Maceió.
A emissora responsável pelo debate, que acontece às 11 horas, no auditório do Hotel Ritz, informou que JHC não confirmou presença e não enviou representantes para o sorteio e definição das regras.
Segundo interlocutores e pessoas próximas à campanha, o prefeito pretende se ausentar de todos os debates como forma de estratégia para manter sua vantagem nas pesquisas e impedir o crescimento dos adversários.
Os candidatos Rafael Brito (MDB) e Lobão (Solidariedade) confirmaram presença no debate. As candidatas Lenilda Luna (UP) e Nina Tenório (PCO) não participarão devido às regras que exigem representação mínima no Congresso Nacional.
Rony Camelinho
O candidato Rony Camelinho (Agir), antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC), teve sua candidatura a prefeito de Maceió indeferida neste sábado, 31,pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas.
O candidato foi considerado inapto à disputar o cargo por falta de quitação eleitoral. Camelinho concorria com o número 36 e tinha como vice o candidato Pedro Donato (Agir).
Segundo a decisão da juíza da 1ª Zona Eleitoral Nirvana Coelho Bernardes de Mello, Camelinho, cujo nome de batismo é Ronivaldo Lourenço da Silva, deixou de apresentar os documentos exigidos pela legislação em vigor, entre os quais a comprovação de quitação eleitoral (irregularidades na prestação de contas) e ausência de certidão criminal.