O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) e a Defensoria Pública do Estado (DPE/AL) repudiaram nesta quarta-feira, 11, a ação do vereador de Maceió, Siderlane Mendonça, contra pessoas em situação de rua, ocorrida na última terça-feira, 10. Segundo o MP/AL, a ação violou os direitos humanos das vítimas.
O vereador de Maceió, Siderlane Mendonça (PL), foi filmado nesta terça-feira, 10, imobilizando um homem com um golpe mata-leão. A ação ocorreu durante uma fiscalização de limpeza urbana no Benedito Bentes.
No vídeo, que circulou nas redes sociais, um homem vestido com uma camiseta azul, que aparenta ser segurança de Mendonça, se aproxima dos populares e pede para que não filmem o ocorrido.
Confira a nota na íntegra:
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) vêm a público repudiar, veementemente, a atuação ilegal e desrespeitosa do vereador por Maceió Siderlane Mendonça contra pessoas em situação de rua, ocorrida nessa terça-feira (10). Tal atividade violou os direitos humanos das vítimas, bem como decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal, além de sentenças já proferidas pelo Poder Judiciário local. Todas as medidas jurídicas cabíveis já estão sendo adotadas pelo MPAL e pela DPE/AL para a devida responsabilização dos envolvidos.