Entretenimento

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos



O ator e diretor Ney Latorraca faleceu nesta quinta-feira (26), aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro na Clínica São Vicente, na Gávea, devido a um câncer de próstata, e morreu em decorrência de uma sepse pulmonar.

Ney Latorraca iniciou sua carreira na televisão em 1975, quando estreou na novela Escalada, na Rede Globo. Ao longo de sua trajetória, destacou-se em novelas e programas humorísticos, como o personagem Quequé em Rabo de Saia (1984), o vampiro Vlad em Vamp (1991) e Barbosa, em TV Pirata.

Nascido em Santos (SP) no dia 25 de julho de 1944, Ney era filho de artistas. Seu pai, Alfredo, era cantor e crooner de boates, e sua mãe, Tomaza, corista. Durante a infância, morou em São Paulo e no Rio de Janeiro, antes de retornar a Santos, onde formou a banda Eldorado com colegas do Instituto de Educação Canadá, onde estudava.

Sua carreira começou no teatro em 1964, aos 19 anos, com a peça Pluft, o fantasminha. O sucesso da peça a levou a ganhar notoriedade fora da escola. Ney também passou por momentos difíceis em sua trajetória, como quando participou da peça Reportagem de um tempo mau, dirigida por Plínio Marcos, que foi censurada pelo governo militar.

Em 1969, o ator fez sua estreia na televisão em Super Plá, na TV Tupi, e no cinema em Audácia, a fúria dos trópicos. Depois, passou pela TV Cultura e TV Record antes de chegar à Rede Globo, onde trabalhou em diversas novelas e se tornou um dos maiores nomes da televisão brasileira. Além de Escalada, seu trabalho mais marcante na Globo incluiu a novela Coração Alado (1980), onde interpretou uma cena histórica de estupro, e o icônico personagem Vlad em Vamp (1991).

Ney também foi muito lembrado por sua versatilidade, com destaque para sua atuação como Barbosa em TV Pirata (1988) e seu papel de travesti Anabela em Um sonho a mais (1985). Em Estúpido Cupido (1976-1977), interpretou Mederiquis, um fã de Elvis Presley e líder de uma banda de rock, um papel que, a princípio, não queria fazer, mas que acabou se tornando um grande sucesso.

Ao longo de sua carreira, Latorraca atuou em 18 novelas, seis minisséries, oito seriados e 23 longas-metragens, além de 13 peças de teatro. Seu último trabalho na Globo foi em 2011, no seriado A Grande Família. No teatro, ele fez sucesso por 11 anos ao lado de Marco Nanini na peça O Mistério da Irmã Vap, dirigida por Marília Pêra.

O legado de Ney Latorraca, um dos maiores nomes da televisão e do teatro brasileiro, deixa uma marca indelével na cultura nacional.


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Entretenimento

Verão Massayó: Bloco Maceió é Massa leva Bell Marques para a orla da Pajuçara

  • 30 de dezembro de 2022
O Verão Massayó já chegou movimentando a estação mais quente do ano. A programação divulgada pelo prefeito JHC, mostra que
Entretenimento

Neymar é flagrado cantando pagode durante velório de Pelé

  • 3 de janeiro de 2023
Nas últimas 24 horas, um assunto virou alvo de polêmica nas redes sociais: a ausência de vários jogadores e ex-jogadores