Três crianças em situação de abandono foram resgatadas pelo Conselho Tutelar na manhã desta segunda-feira (17) no bairro Vergel do Lago, em Maceió. As vítimas, duas crianças, uma menina de 5 anos e um menino de 10, além de um bebê de apenas 7 meses, estavam há dias sem alimentação. A situação alarmante foi descoberta após moradores denunciarem, informando que a filha do meio foi vista no último final de semana com um cigarro na boca.
Durante uma ação de fiscalização na comunidade, os conselheiros receberam o alerta da população e localizaram as crianças em um ambiente insalubre, conforme relatado pela conselheira Valmenia Santos em entrevista ao repórter Leandro Santiago, do programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/RECORD.
“O menino mais velho estava com um corte profundo e relatou que já passava mais de cinco dias sem se alimentar e tomar banho. A menina me contou que ficava dias nas ruas e disse que queria ir à escola. A mãe faz uso de drogas constantemente na presença das crianças, que, apesar disso, ainda querem ficar com ela. Porém, diante dessas condições, tivemos que adotar uma medida de proteção. Conversamos com a comunidade, mas não encontramos parentes deles aqui, apenas uma avó em São Paulo”, detalhou a conselheira.
Apesar de os conselheiros terem procurado a mãe para oferecer ajuda, ela negou qualquer necessidade de apoio. De acordo com a denúncia, ela usava drogas na frente dos filhos. As crianças foram encaminhadas para um abrigo institucional, e a situação será encaminhada ao Juizado de Menores para os devidos trâmites legais.