Nos últimos três meses, as UPAs Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), receberam uma quantidade significativa de vítimas de acidentes de motocicleta. Este tipo de acidente continua a ser uma grande preocupação para as autoridades de saúde e segurança pública. Entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, as três unidades de pronto atendimento registraram um total de 284 atendimentos, com 111 ocorrências na UPA Benedito Bentes, 106 na UPA Santa Lúcia e 67 na UPA Trapiche da Barra. Isso equivale a uma média de três vítimas atendidas por dia.
De acordo com o Dr. Gabriel Freitas, coordenador de Ortopedia das UPAs geridas pelo ISAC, “os acidentes de moto têm um índice elevado e, muitas vezes, as vítimas chegam às UPAs, seja por meios próprios ou através do SAMU.” O atendimento às vítimas varia conforme a forma de chegada. Quando o paciente é encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ele é levado diretamente para a sala vermelha, onde recebe o atendimento inicial. Já os pacientes que chegam por meios próprios passam pela triagem e, em seguida, são direcionados ao atendimento clínico, ortopédico ou pediátrico.
Freitas também destaca a importância da prevenção, enfatizando a necessidade de os motoristas e motociclistas adotarem comportamentos responsáveis no trânsito e usarem equipamentos de proteção adequados. “A prevenção é essencial para reduzir esse tipo de ocorrência”, acrescenta o coordenador.
A direção das UPAs também reforça o apelo à população para que redobre a atenção no trânsito, especialmente nos finais de semana, quando as ocorrências tendem a aumentar. O uso de equipamentos de proteção individual, principalmente ao andar de moto, é uma medida fundamental para reduzir os riscos de acidentes.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) é uma organização social sem fins lucrativos, com sede em Brasília (DF). A entidade gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e espaços de saúde. O ISAC foi a primeira organização social do Norte e Nordeste, e a segunda da América Latina, a receber a acreditação internacional em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.