Na manhã desta terça-feira (22), o Vaticano divulgou as primeiras imagens do Papa Francisco no caixão, após seu falecimento na segunda-feira, aos 88 anos. As fotos foram tiradas na Casa Santa Marta, residência do pontífice desde o início de seu papado, e mostram um ambiente de silêncio e oração.
A cerimônia faz parte do rito de constatação da morte e da deposição do corpo, primeira etapa das exéquias papais. O momento foi conduzido pelo Cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, na Capela da Domus Sanctae Marthae, onde o Pontífice residia.
O Papa Francisco deixou instruções para um funeral simples, optando por ser enterrado em um caixão de zinco contido dentro de um de madeira, rompendo com a tradição papal de três caixões. Ele expressou o desejo de ser sepultado “no chão, sem decoração especial”, com a inscrição de seu nome papal em latim: Franciscus.
O corpo será transferido para a Basílica de São Pedro na quarta-feira (23), onde ficará exposto para visitação pública por três dias. O funeral está marcado para sábado (26), às 10h (horário local), na Basílica de São Pedro, e será presidido pelo cardeal Giovanni Battista Re.