A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) iniciou em 1º de maio de 2025 a primeira etapa da campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos destinados à exploração pecuária no estado. A atualização é obrigatória e pode ser realizada pelos criadores durante todo o mês de maio.
A declaração pode ser feita de forma online, por meio do Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária de Alagoas (Sigeal) para os criadores já cadastrados no sistema, ou de forma presencial na unidade da Adeal mais próxima.
Para o preenchimento dos dados, é necessário apresentar RG e CPF, georreferenciamento da propriedade, número de telefone e e-mail. O produtor que não fizer a atualização cadastral, além de estar inadimplente com a Adeal, estará sujeito às sanções administrativas previstas por lei, como o bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).
A atualização cadastral deve ser feita por criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, aves, abelhas e peixes, além de outros animais aquáticos. O formulário de Atualização Cadastral de Rebanhos está disponível no site da Adeal.