A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou nesta sexta-feira, 8 de agosto de 2025, um alerta à população de Alagoas sobre a importância da vacinação contra a meningite. Desde o início do ano, foram confirmados 12 casos da doença no estado, com quatro óbitos registrados.
Os casos ocorreram em diferentes municípios: sete em Maceió, e um em cada uma das cidades de Campo Alegre, Flexeiras, Arapiraca, Rio Largo e Palmeira dos Índios. Entre as quatro mortes, três aconteceram em Maceió e uma em Campo Alegre.
Um dos registros mais recentes é o de um bebê de apenas oito meses, morador da capital, com diagnóstico laboratorial confirmado no dia 7 de agosto.
Em 2024, o estado contabilizou 23 casos da doença, com oito mortes.
Vacinação e prevenção
A Sesau reforça que a meningite é prevenível por meio da vacinação e orienta que pais e responsáveis mantenham o esquema vacinal das crianças atualizado, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.
Em Alagoas, a vacina meningocócica ACWY, que protege contra quatro sorotipos da bactéria, está disponível gratuitamente nas unidades de saúde dos 102 municípios. O calendário vacinal inclui:
- Primeira dose (meningocócica C) aos 3 meses de idade;
- Segunda dose (meningocócica C) aos 5 meses;
- Reforço (meningocócica ACWY) aos 12 meses, ampliando a proteção para os sorogrupos A, W e Y;
- Uma dose da vacina ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos.
O órgão destaca que a imunização é a forma mais eficaz de prevenir surtos e proteger a população.

