Educação

Aulão Pré-Ifal reúne 600 estudantes da rede municipal em preparação para processo seletivo



Iniciativa da Prefeitura de Maceió oferece preparação gratuita com foco nas disciplinas mais cobradas no exame

Cerca de 600 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Maceió participaram, neste sábado (19), de uma programação especial de preparação para o processo seletivo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O Aulão Pré-Ifal Educar é Massa foi realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no cinema do Pátio Shopping Maceió, no Benedito Bentes.

Realizada das 8h às 13h, a atividade concentrou conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas com presença significativa na prova de seleção. A proposta é reforçar a preparação que já vem sendo desenvolvida nas escolas municipais e ampliar as oportunidades de acesso dos estudantes da rede pública ao ensino técnico.

Além das aulas, os participantes receberam camisa, lanche e materiais de apoio. Entre os brindes entregues estava um chaveiro com tecnologia NFC, que permite acessar conteúdos complementares relacionados às aulas por meio de um link.

A programação reuniu professores reconhecidos em Alagoas e convidados com projeção nacional. Entre os participantes estiveram Carol Mendonça, de Língua Portuguesa, conhecida pelo canal “Português para Desesperados”, e Sandro Curió, professor de Matemática com ampla presença nas redes sociais. Também integraram o time os professores JP, Josivaldo Melo, Solon e Maílson.

Preparação além da sala de aula

De acordo com a coordenadora-técnica do Ensino Fundamental da Semed, Mayara Cordeiro, o encontro representa uma etapa de consolidação do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelas escolas municipais.

A preparação busca aproximar os estudantes do formato da seleção e direcionar os estudos para os conteúdos que fazem parte do exame. Segundo a coordenadora, a rede municipal vem registrando avanços nas aprovações de seus alunos em diferentes cursos do Ifal.

Para o professor de Matemática Josivaldo Melo, o aulão também contribui para aproximar os estudantes de uma disciplina que frequentemente é apontada como uma das maiores dificuldades durante a preparação.

A proposta, segundo ele, é apresentar os conteúdos de maneira mais acessível e mostrar aos alunos que a Matemática está presente em situações cotidianas.

Estudantes projetam o futuro no Ifal

Entre os participantes estava Juan Henrique, de 15 anos, estudante da Escola Municipal Tradutor João Sampaio. Pela primeira vez envolvido em uma preparação para o processo seletivo, ele pretende disputar uma vaga no curso de Mecânica.

Para o estudante, participar do aulão representa uma oportunidade de reforçar os conhecimentos antes da prova e se aproximar do objetivo de ingressar no Ifal.

A estudante Aila Tenório, também de 15 anos, da Escola Municipal Maria das Graças, pretende concorrer a uma vaga no curso de Eletrotécnica. Ela conta que escolheu a área após pesquisar sobre a formação e considera o aulão uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos e conhecer diferentes professores.

A movimentação também foi acompanhada por gestores das escolas municipais. Diretora da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Adriana Firmino de Lima destacou a expectativa dos alunos diante da possibilidade de conquistar uma vaga no Instituto Federal.

Segundo ela, a escola acompanha o processo de preparação há anos e já registra estudantes aprovados em diferentes cursos. A iniciativa, avalia a gestora, contribui especialmente para ampliar o acesso à preparação para alunos que nem sempre teriam condições de buscar cursos preparatórios fora da rede pública.

Com a realização do Aulão Pré-Ifal Educar é Massa, a Secretaria Municipal de Educação reforça uma estratégia de preparação que vem sendo desenvolvida junto aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na chegada ao ensino técnico e na ampliação das oportunidades educacionais.


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Educação

Literatura que acolhe, inclui e transforma vidas em Maceió

  • 18 de abril de 2026
Em Maceió, iniciativas voltadas à leitura têm demonstrado que a literatura vai muito além do entretenimento. Projetos sociais e educacionais
Alagoas Educação

Governo de Alagoas anuncia concurso da Educação com 1.620 vagas para professores

  • 29 de maio de 2026
O Governo de Alagoas confirmou a realização de um novo concurso público para a rede estadual de ensino, oferecendo 1.620