Saúde

Sesau reforça a importância de ações preventivas para evitar o aumento de casos de dengue



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça à população alagoana a importância de adotar medidas preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Embora os casos da doença tenham diminuído em Alagoas no ano passado, a vigilância constante por parte da população é fundamental para evitar a proliferação do mosquito e o retorno da dengue. 

Segundo o supervisor de endemias da Sesau, Paulo Protásio, uma das medidas importantes é evitar a água parada, onde os mosquitos se reproduzem. “Evitar nas residências o acúmulo de garrafas vazias, pneus, vasos de plantas e baldes são providências simples que podem garantir a segurança e bem estar de todos”, destacou.

O supervisor lembrou que os cuidados devem ser redobrados com a chegada do período de chuvas a partir do mês de março. “Apesar de Alagoas ter registrado uma diminuição no número de casos de dengue, onde 4.287 casos foram registrados no ano passado, contra 33.609 em 2022, a população deve reforçar os cuidados para evitar uma epidemia da doença”, explicou Paulo Protásio, ao ressaltar que o Ministério da Saúde (MS) implantou um Centro de Operações de Emergência que vai monitorar casos de dengue em todos os Estados brasileiros, incluindo Alagoas.

Já o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que o combate ao mosquito requer um esforço conjunto de todos. “A gestão estadual de saúde conta com o trabalho constante de monitoramento dos supervisores de endemias nos municípios e precisa do apoio de todos para que o Estado enfrente este desafio. O combate ao mosquito da dengue é um ato de cidadania que deve ser adotado pela população e que necessita da intensificação do trabalho de campo dos agentes de endemias”, enfatizou o gestor.

Agência Alagoas


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Saúde

Veja os horários de funcionamento das Unidades do Hemoal no dia do Réveillon

  • 30 de dezembro de 2022
Que tal encerrar este ano praticando um gesto nobre que pode salvar até quatro vidas? Basta comparecer a uma das
Saúde

Anvisa aprova injeção para tratamento da obesidade

  • 4 de janeiro de 2023
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de mais um medicamento injetável de uso semanal para reduzir