O líder do MDB no Senado Federal, Eduardo Braga (MDB-AM), indicou Alessandro Vieira (MDB-SE) nesta quinta-feira, 29, para ocupar o lugar deixado por Renan Calheiros (MDB-AL) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a exploração de sal-gema e os danos ambientais em Maceió pela Braskem.
A saída de Calheiros da CPI na semana passada gerou polêmica, com o senador alegando falta de imparcialidade no processo de escolha do relator. “Não emprestarei meu nome para simulacros investigatórios e jogos de cartas marcadas”, declarou na ocasião.
A manobra incomodou senadores da base aliada, inclusive o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que defendia Renan Calheiros como relator.
Na terça-feira, 27, a CPI da Braskem deu início oficialmente às investigações. O plano de trabalho proposto pelo relator, senador Rogério Carvalho (PT-SE), e os primeiros requerimentos de informação foram aprovados pelos membros da comissão.
Entre as autorizações concedidas, destacam-se as convocações do presidente e diretor da Braskem, Roberto Bischoff, do diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa, e do ex-diretor do Serviço Geológico do Brasil, Thales Sampaio. Os depoimentos estão previstos para o início de março.