Por Blog do Edivaldo Junior
Em entrevista na Gazeta de Alagoas que circulou no sábado passado (13/04), o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL) disse que vai definir o nome do candidato a vice na sua Chapa no próximo mês de junho.
JHC está sem vice desde que Ronaldo Lessa, que foi eleito com ele em 2018, renunciou para assumir o cargo de vice-governador do Estado.
A vaga de vice na chapa de JHC é muito, muito, disputada. Entre os pretendentes, estão o presidente da Câmara de Maceió, Galba Netto, o ex deputado estadual Davi Davino Filho e, segundo os bastidores da política, a ex-deputada estadual Jô Pereira.
Na fila também estariam alguns assessores mais próximos do prefeito, a exemplo de Ivan Carvalho e do secretário de saúde Luiz Romero Farias
Mas ao que parece, a vaga já tem dono.
O senador Rodrigo Cunha (Podemos) foi convidado, na prática, para ser o candidato a vice-prefeito na chapa de João Henrique Caldas. JHC disputará a reeleição este ano pelo PL.
Rodrigo era eleitor de Arapiraca, mas – como foi confirmado por sua assessoria – transferiu o domicílio eleitoral para Maceió recentemente e dentro do prazo que permite que ele seja candidato nas eleições deste ano.
Rodrigo já teria um acordo firmado com JHC para ser os candidato a vice. Dessa forma ele abriria vaga para sua primeira suplente Eudócia Caldas, que é mãe de JHC.
Em contrapartida como vice-prefeito teria um espaço maior para concorrer a eleição de prefeito daqui quatro anos, em 2028.
O plano, em tese, seria JHC se afastar em 2026 para disputar o Senado ou o governo e Rodrigo assumir a prefeitura para disputar a reeleição nesse meio tempo.
Já suplente de senadora Eudócia Caldas garantiria um mandato de mais dois anos no Senado. Ela já assumiu durante 4 meses e a expectativa é que Rodrigo peça nova licença ainda esse ano, para abrir a vaga que a mãe do prefeito quer.
Eudócia parece ter gostado muito da passagem que teve pelo Senado e por isso em trabalhado para voltar para lá.
Voz influente na gestão do filho, Eudócia sonha não só com Senado, mas com uma participação mais ativa na política. Recentemente, ela liderou uma grande reunião do PL mulher de Alagoas com a participação da presidente Nacional do PL mulher, Michelle Bolsonaro
Eudócia já foi prefeita de Ibateguara por duas vezes e agora parece que tem tomado ainda mais gosto pela política. O mandato de senadora agora só depende do filho dela e de Rodrigo Cunha. Será que ela vai conseguir? Qual o seu palpite?