O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 26 cidades afetadas por desastres, incluindo Olivença, em Alagoas. Esta medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e possibilita que os municípios solicitem recursos federais para ações de defesa civil.
Alagoas está entre as nove cidades que enfrentam um período de estiagem. As outras cidades são Adustina e Aracatu, na Bahia; Cacimba de Dentro, Carrapateira e Curral Velho, na Paraíba, e Gravatá, Iguaracy e Sertânia, em Pernambuco. Elas também estão aptas a solicitar recursos para assistência humanitária e reconstrução de infraestruturas.
O reconhecimento federal também se estende a outras cidades atingidas por fortes chuvas e aumento no número de casos de dengue. Entre elas, estão municípios de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
O processo para solicitação de recursos envolve o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após a aprovação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional, uma portaria é publicada no DOU com o valor a ser liberado.
Redação, com Assessoria