O vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) assumiu o cargo de governador de Alagoas em exercício, na manhã desta segunda-feira (20). Durante a manhã, ele assinou o termo no Palácio República dos Palmares, no centro de Maceió.
Por este motivo, o desembargador Fernando Tourinho reassume a presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) nesta segunda. Ele esteve no comando do Estado durante uma semana.
“Com grande honra e responsabilidade, assumo o cargo de Governador em Exercício. A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada pelo Desembargador Fernando Tourinho, que estava no exercício da função. Reforçamos nosso compromisso com a justiça e o progresso do nosso estado”, escreveu Lessa, nas redes sociais.
Estas mudanças ocorreram em virtude do afastamento do governador Paulo Dantas (MDB), que ainda se encontra em viagem na Europa para tratar de assuntos de interesse do Estado.
Lessa não pôde assumir o governo por estar em tratamento de saúde. Segundo na linha sucessória, o deputado estadual Marcelo Victor (MDB) também estava impedido por ter feito uma viagem institucional.
Enquanto esteve no exercício do cargo de governador, Tourinho cumpriu agendas institucionais, conheceu projetos, iniciativas e ações do governo de Alagoas, fez visitas a órgãos públicos e despachou no Palácio República dos Palmares.
Nesta segunda-feira, Paulo Dantas segue para a Estônia, onde participa, a partir desta terça-feira (21), de um congresso sobre governança digital. A Estônia é o país líder mundial neste segmento e o Estado de Alagoas está implantando o novo governo digital, mediante parcerias firmadas com bancos internacionais.
Paulo fica na Europa, até a próxima quinta-feira (23). Retorna para o Brasil e fica em São Paulo, no escritório do governo do Estado, para se reunir com empresários e potenciais investidores em Alagoas. E só reassume o Executivo na segunda-feira da próxima semana.