O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), tem intensificado movimentos que sugerem uma carreira política mais longa do que o esperado.
Quando renunciou ao cargo de vice-governador em 2020, Barbosa dizia que seu sonho era encerrar a carreira como prefeito da capital do agreste. Agora, candidato à reeleição e favorito, ele deve escolher um novo vice para sua chapa este ano. Em 2020, foi eleito ao lado de Ruth Nezinho, indicada pelo deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB).
Após um rompimento com o senador Renan Calheiros (MDB), Barbosa aliou-se ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), conseguiu se eleger prefeito e fez de seu filho, Daniel Barbosa, deputado federal. Agora, com a poeira assentada, reatou laços com Renan Calheiros, mantendo também a aliança com Arthur Lira.
Em Arapiraca, líderes políticos acreditam que Barbosa planeja continuar na política, talvez disputando um novo mandato em 2026, seja como governador (vice?) ou senador. Essas intenções devem ser confirmadas nos próximos dias, dependendo do nome escolhido para seu vice.
As especulações envolvem alguns vereadores, outro filho do prefeito, Lucas Barbosa, e o secretário de Governo, Yale Fernandes. Yale, fiel escudeiro de Barbosa, é o mais cotado na “bolsa de apostas” política em Arapiraca. Se deixar a Secretaria até 6 de junho, prazo para desincompatibilização, é provável que tenha aceitado o convite.
No caso de Yale, seria possível disputar um novo mandato em eventual afastamento de Barbosa. Já com Lucas, isso não seria possível, pois caracterizaria um “terceiro” mandato do “clã”, o que é vedado pela legislação.
Blog Edivaldo Junior