A Polícia Federal em Alagoas deflagrou, nesta sexta-feira (24), as operações “Mercador da Inocência 2” e “Inocência Compartilhada 5”, com o objetivo de combater o armazenamento, compartilhamento e venda de imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes na internet. As operações ocorreram no interior do estado.
A operação “Inocência Compartilhada 5” investiga a publicação e compartilhamento de arquivos de abuso sexual infantil em grupos de aplicativos de mensagens. Em Delmiro Gouveia/AL, um mandado de busca e apreensão resultou na apreensão de dois celulares, e o suspeito pode responder pelos crimes de armazenamento e publicação de imagens contendo cenas de sexo explícito ou pornografia envolvendo crianças e adolescentes.
A “Mercador da Infância 2” investiga a venda, publicação e compartilhamento de uma grande quantidade de arquivos de abuso sexual infantil armazenados em nuvem. Os arquivos eram oferecidos nas redes sociais por R$ 50,00, com anúncios em português, inglês e espanhol, visando atingir pessoas em outros países.
Durante a operação, além do cumprimento de um mandado de busca e apreensão, foi cumprido um mandado de prisão preventiva. Foram apreendidos um laptop, um celular e um pen drive, que serão encaminhados para perícia. O suspeito foi preso em flagrante e pode responder por crimes com penas máximas somadas de até 18 anos de prisão.