Geral

BRK é autuada por esgoto em galeria pluvial na Ponta Verde em Maceió

A concessionária de água e esgoto BRK Ambiental será autuada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) devido à ruptura de uma tubulação de esgoto na rede de drenagem da orla da Ponta Verde, em Maceió. O problema foi identificado na terça-feira, 18. Segundo a pasta, a rede de drenagem foi construída exclusivamente para receber água da chuva, não esgoto.

A ação, que faz parte da Operação Língua Suja, foi executada com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). A operação identificou a presença de efluentes desaguando no mar da Ponta Verde, nas proximidades do Marco dos Corais, causando um forte odor na região.

Ao identificar o esgoto sendo despejado no mar através do sistema de drenagem, a Seminfra mobilizou as equipes da Operação Língua Suja para inspecionar as tubulações na região. Utilizando um robô de inspeção, foi percorrida a tubulação próxima à praça Gogó da Ema. A câmera revelou uma ruptura na rede coletora de esgoto, que estava diretamente conectada à tubulação de drenagem.

Segundo o fiscal de Meio Ambiente da Semurb, Ruber Ivo, foi utilizado um “teste de corante” para identificar a origem dos efluentes. Durante a vistoria, foi notado um forte odor de esgoto no poço de drenagem, que deveria receber apenas água da chuva. O corante foi colocado no poço e após alguns minutos, foi observado que o efluente, junto com o corante, seguia para a rede de drenagem, confirmando a infração ambiental.

O lançamento de esgoto na rede de drenagem é proibido pelo Código Municipal de Meio Ambiente, considerado um crime ambiental. A vedação está tipificada na Lei 4.548/96 art. 113,178 inciso 20, 119 e parágrafo único e na Lei de Caixa de Gordura (Lei 6.961/2019 em seu parágrafo único).

A Operação Línguas Sujas é executada há mais de um ano em Maceió com o objetivo de combater as ligações clandestinas de esgoto, que ocasionam no lançamento de efluentes no mar da capital.


Avatar

admin

About Author

Dá uma olhada

Geral

Avenida Walter Ananias, no Jaraguá ficará interditada a partir desta quarta (04)

  • 3 de janeiro de 2023
A partir desta quarta-feira (04) às 8h, a Avenida Walter Ananias, no Jaraguá, será interditada de forma emergencial para as
Geral

Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores estão com o título cancelado

  • 4 de janeiro de 2023
Em Alagoas, mais de 370 mil eleitores não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas e